Rafaela Jemenne participou do Campo Minado na Vila Madalena na sala de obras conceituais compartilhando o espaço com SOMOS, de Cécile Yess. e Palhaço Ergométrico, de Felipe Bittencourt. Dentre os principais objetivos do evento era pôr no mesmo ambiente diversas linguagens e com o trabalho da artista Rafaela Jemmene artes visuais e arquitetura se encontram na mesma produção.
Os desenhos finalizados no computador com impressão impecável tem beleza singular mostrando uma organização geométrica incomum na composição assimétrica e plasticamente atrativa pelas cores vivas, os detalhes da textura de grades e tijolos. Outra peculiaridade é a liberdade explorada pela artista aproveitando que o papel "aceita tudo" aventurou-se nos espaços alcançados apenas pelos olhos e imaginação.
Jemenne trabalhou por um ano em seu ateliê, um quarto vazio, onde passava os dias fazendo projetos possívies como continuidade espacial para o quartinho, como se lê a seguir, nas palavras da artista, sua experiência:
"Os desenhos são criados sempre a partir da mesma matriz, a planta do Quartinho, com suas medidas reais, e são espaços virtuais. Não são de fácil acesso, pois não apresentam portas ou janelas livres, que são obstruídas por grades, vidros, treliças, enfim, materiais que possibilitam a visibilidade de fora para dentro e de dentro para fora, mas ao mesmo tempo não permitem acessar o espaço.
Ficar no período de um ano um espaço diminuto em uma casa velha e sem manutenção, foi o princípio de uma experimentação das linguagens digiatais. Vários fatores como o espaço/lugar, arquitetura e o tempo e sua passagem foram preocupações presentes nesta série."
Saiba mais sobre a artista em seu blog e siga a programação, Rafaela Jemmene participa de várias feiras de arte impressa e publicações de artista.
Sobre o Campo Minado
Exposição/Evento de artes com participação nacional e internacional de criadores de diversas linguagens, inclusive design, literatura, música e cinema.
Kommentare