Festival Duas fomenta arte produzida por mulheres Evento online ocorre entre os dias 21 a 28 de fevereiro e está com inscrições abertas para oficinas e leitura de portfólio
Pensar e fomentar a arte feita por mulheres. Este é o objetivo do Festival Duas: Artistas Contemporâneas, contemplado pelo edital de Fomento à Cultura Potiguar do Governo do Rio Grande do Norte. O evento contará com oficinas, leituras de portfólio e o lançamento da plataforma Criacionistas, um espaço colaborativo para desenvolvimento de processos criativos de mulheres artistas, além de conversas de abertura e fechamento do festival.
O festival terá formato online e será totalmente gratuito. Para participar, é só acessar o site www.duasestudio.com, clicar em “Inscrever-se” e preencher o formulário. O evento contará com as artistas Fernanda Grigolin, Lyz Parayzo, Ana Lira Reis, Fernanda Lopes, Pedra Costa, Bettina Rupp, além das idealizadoras do evento: Elisa Elsie, Lara Ovídio, Mariana do Vale, Rafaela Jemmene e Sofia Bauchwitz.
Embora as artistas sejam o destaque deste festival, ele é destinado também a estudantes, produtores, curadores, críticos, interessados e entusiastas da arte contemporânea de todos os gêneros.
Com a recorrência da invisibilidade de produções, dos apagamentos históricos, da dificuldade de se inserir no circuito nacional de arte e, principalmente, com a desigualdade de gênero, o Festival Duas abre esse espaço para valorizar e evidenciar os trabalhos produzidos por mulheres. Além disso, no cenário pandêmico, a sobrecarga de trabalho doméstico sobre as mulheres e a redução da sua produção intelectual foi evidenciada. O Festival será um espaço para discutir as particularidades do Rio Grande do Norte como cenário artístico.
"O Festival Duas será especial. Poder visibilizar o trabalho de mulheres artistas é dar voz às inquietações e produções femininas que normalmente acabam tendo menos espaço que os homens no cenário da arte. Tanto é que toda a equipe de produção e realização é composta exclusivamente por mulheres", ressalta Elisa Elsie, uma das organizadoras do festival.
Já para Mariana do Vale, o Festival Duas representa a trajetória de dez anos do Duas Estúdio, que é marcada pelo fomento de produções artísticas. "Por isso, pensamos em uma programação mais ampla que conta com exposição, leitura de portfólio, oficinas e conversas abertas. Além disso, é incrível poder contar com mulheres tão potentes tanto no cenário nacional como internacional para pensar como é ser mulher nas artes atuais!", afirma.
A primeira ação do Festival Duas foi a convocatória da Expo Contemporânea 2021, destinada apenas às mulheres nordestinas produtoras de conteúdo textual, audiovisual e fotográfico. Dentre os trabalhos enviados, foram escolhidos onze para uma exposição virtual. São as artistas: Ana Pedrosa, Ana Reis, Andréa Veruska, Cecilia Bichucher, Cinira d'Alva, Faeina Jorge, Geovana Grunauer, Laíza Ferreira, Larissa Rachel Gomes, Ma Njanu e Naná Blue.
// PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DUAS
Domingo 21/02
16h – 17h: Conversa de abertura do Festival com Fernanda Grigolin
17h30: Exposição virtual da Expo Contemporânea 2021
Segunda-feira 22/02
19h – 21h: Oficina “O Corpo Fal[H]a: escrita, feminismo e reprodução”, com a artista Mariana do Vale
Terça-feira 23/02
19h – 21h: Oficina “Artistas Errantes e a prática do incerto” com a artista Sofia Bauchwitz
Quarta-feira 24/02
19h – 21h: Oficina “Fuga interrompida ou enquanto o mundo agoniza”, com a artista Lara Ovídio
Quinta-feira 25/02
19h – 21h: Oficina “Site-specific como método”, com a artista Rafaela Jemmene
Sexta-feira 26/02
19h – 21h: Oficina “Corpo/mãe inquieto: experiências na fotografia e na arte”, com a artista Elisa Elsie
Sábado 27/02
10h – 12h15: Leitura de portfólio (30 minutos cada) 20 vagas.
16h: Lançamento da plataforma Criacionistas
Domingo 28/02
16h – 17h: Conversa de encerramento com Lyz Parayzo
SERVIÇO DO FESTIVAL
O QUÊ: Festival Duas: Artistas Contemporâneas
QUANDO: de 21 a 28 de fevereiro de 2021
ONDE ENCONTRAR INFORMAÇÕES: http://www.duasestudio.com
INSCRIÇÃO: Gratuita
FORMATO: Virtual
Comments